terça-feira, 19 de junho de 2007

vc tah falando grego??

O que para muitos é a coisa mais natural do mundo para outros parece "conversa de grego". A internet e as novas tecnologias de comunicação, além de mudar nossos hábitos, nossa percepção de mundo, está querendo agora mudar o... Português.
Kd vc k naum dexo coments no meo flog pra eu fla ctg?
...
Entendeu? Pois essa é uma frase típica de alguém que alguns professores, estudiosos da língua e gramáticos passaram a chamar de internetês.
Vamos à tradução, para os que, ou não pertencem à geração anos 90 ou não adotaram a nova mania da galera web: Cadê você que não deixou um comentário na minha página pessoal de fotos para eu falar contigo?
Sim! Tudo quer dizer a mesma coisa! E acredite, tem muita gente que só escreve na internet assim. Para essas pessoas, teclar com amigos escrevendo de forma natural e obedecendo as regras da gramática portuguesa pode ser brega, cafona e até mesmo sinônimo de que se é uma pessoa ultrapassada.
E você??
O que acha?? todos devem mesmo se adequar nesse novo tipo de linguagem ou você é a favor que permaneça o português formal até nas conversas virtuais?
Contribua com essa e outras discussões deixando sua opinião em forma de comentário!!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Influências

A grande penetração da Internet entre os jovens está transformando a linguagem abreviada dos chats e blogs numa espécie de código que nada tem a ver com a gramática, ortografia. Em um país que lê tão pouco, escreve menos ainda, e quase não se entende, esse tipo de linguagem deve ser observado, para que não atrapalhe na utilização e entendimento do português correto nas várias formas dos indivíduos se comunicarem.Algumas pessoas consideram que essa linguagem mostra uma criatividade muito grande das pessoas, encaram com naturalidade, porque como uma língua viva, ela evolui, se transforma e isso é natural. Já outras acham que está mais do que na hora de fazer uma defesa da norma culta da língua portuguesa, consideram que a língua portuguesa esta sendo “assassinada a tecladas”. O professor de língua portuguesa não deve se assustar com esse surgimento, e sim procurar um conhecimento sobre esse novo idioma utilizando o ambiente informatizado da escola mostrando ao estudante que produzir textos é se comunicar e que cada um deve ser adequado ao lugar, contexto e interlocutor, o que possibilitará um melhor trabalho entre o professor e o aluno.
Então como a linguagem da Internet, difundida em chats e blogs, pode influenciar nosso idioma em todos os meios de comunicação?

quarta-feira, 13 de junho de 2007

O "internetês" na escola

A utilização da internet, cada vez mais constante entre os jovens, provocou mudanças na escrita. Em conversas on-line e aliadas ao suporte eletrônico, passamos, de forma mais intensa, a utilizar abreviações, poucas letras, muitos símbolos, palavras-chave.

Todas essas modificações poderiam afetar o uso da escrita padrão valorizada na escola?


O e-mail é telefone sem constrangimento, fax sem sinal de ocupado, secretária eletrônica sem balbuciar para o vazio. Mas me pergunto se não estou sentindo falta de receber uma longa carta, com aquelas páginas de caligrafia personalizada, bem selada, gordinha e quentinha a me esperar numa caixa de correio de verdade. Estamos ficando maravilhosamente infelizes. (Nei Lisboa, músico)

terça-feira, 12 de junho de 2007

















Simplificações possíveis de palavras muito usadas pelo internetês:


*com torna-se cm, c ou c/;
*quando torna-se kdo, qdo ou qd;
*quando nunca se torna em kd, que é uma forma encurtada de cadê;
*quanto em kto ou qto;
*donde torna-se dd;
*comigo torna-se cmg;
*mais torna-se +;
*menos torna-se -;
*para torna-se p/, pr ou pa;
*beleza torna-se blz;
*não torna-se ñ, n, non ou naum;
*também torna-se tbm ou tb;
*teclar torna-se tc, que é uma gíria para "conversar usando o teclado";
*imagem torna-se img;
*como torna-se cmo;
*firmeza torna-se fmz.

Realmente trata-se de uma nova linguagem não concordam???
comentem usando as simplificações que vcs costumam usar para que possamos compartilhar esses vocabulários e expressões!!

Reportagem sobre o "internetês"

Internetês, um perigo ao idioma??
A questão principal está na adoção do "internetês" como única alternativa?
A falta de domínio na língua portuguesa é a questão principal sobre as influência negativas causadas pelo "internetês" ?
Internetês: investimento financeiro ou apenas modismo?

Essas são algumas das questões levantadas no jornal santista A tribuna e publicado no site : http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20050530.htm

Fique por dentro desta reportagem, comentem e levantem questões para que essa rica discussão aqui presente continue crescendo!